Eu estive ausente do blog por vááários dias, em alguns deles, realmente por falta de tempo. Nos outros, devo confessar, por pura preguiça. Isso é horrível, eu sei.

Hoje um amigo (o GG) fez um elogio ao blog, e eu me senti inspirada para postar novamente...

Falarei então sobre a amizade...

Há várias definições para amizade. Cientificamente falando, para a biologia, sentimentos são reações químicas dentro do nosso corpo. E a amizade é a sensação de bem-estar que a pessoa pode nos causar devido às substâncias responsáveis pelo prazer, o qual é liberado por nosso organismo ao sentir sua presença.

Para a psicologia, a amizade pode acontecer devido a três fatores determinantes em nós: os afetos, a afinidade e o inconsciente. Afetos, a necessidade de amar e ser amado, busca de preenchimento. A afinidade: quando gostamos de coisas em comuns, semelhanças. E o inconsciente: nossa mente com tudo o que lá está guardado; o inconsciente não sabe o que é real, não é a lembrança, mas o que está oculto. Por esses argumentos, é justo afirmar que o amigo tem força para influenciar em nosso dia a dia, em nosso humor, no ânimo, e na maneira de ver a vida e interferir em nossas decisões.

Os amigos se unem nas alegrias e nos sofrimentos, relevando a beleza que há em cada um. É com eles que aprendemos grandes lições, que enfrentamos as barreiras, que aprendemos a amar, de uma forma diferente... Amigo é aquela pessoa que se faz presente em nossa vida, mesmo estando ausente. (dedico essa parte do texto a uma certa "pessoinha" essencial em minha vida, que no momento está ausente, e que talvez nem leia este post, mas enfim...) Mesmo que os amigos não morem na mesma casa, mesmo que não se vejam todos os dias, há sempre um jeito de estar presente. Há sempre um jeito de fazer um caminho acontecer, para que você não se desligue daquele que precisa de você. As vezes achamos que para estarmos presente na vida do outro, precisamos estar ali, ao lado, mas não é bem assim. As vezes estamos ao lado do outro, e ainda assim não estamos presentes. Não é garantia, estarmos um ao lado do outro. Estar presente é muito mais que isso. A intimidade não é garantida no momento que estou ao lado, mas no momento em que estou presente. enfim... Quando você tem a capacidade de amar uma pessoa, você faz tudo para ser presente na vida dela. Como? Simples: na observância das necessidades, no afeto, no carinho... O desafio, é nós, que estamos longe, desenvolvermos esse jeito de estarmos presentes. "Eu não posso estar ao seu lado, mas eu não posso deixar de estar presente". Estar presente, é acompanhar o processo humano desta pessoa, é interferir no momento certo... seja através de um pensamento, de um gesto, ou de uma conversa. Assim são amigos...

O amigo não desiste de estar junto, independentemente da situação que está sendo vivida.

Penso que todas as explicações sobre esse conceito nos mostrarão que o poder da amizade está exatamente na força da entrega. Como estou me entregando aos meus amigos e como eles estão se entregando a mim? “Amigo é um tesouro”, porque há preciosidades em seu interior, ainda que algumas não venham com embalagens dignas de objetos valiosos, compete a quem é agraciado com o presente, revelar o valor da pérola que está escondida.

A busca do ser humano por felicidade passa pelo amigo. Dar-se numa amizade e ser companheiro vale a pena, ainda que no passado tenha havido decepções...

E não posso deixar de dizer que simplesmente Amo todos os meus amigos, e que minha vida sem eles não seria assim, tão boa como é. Obrigada.

4 comentários:

Lina :) disse...

Lindo, lindo, lindo. *-*
Adorei o texto.
Me fez lembrar de alguns amigos que não mais vejo como gostaria. :/

Amo você. ♥

Júnia Marchon :) disse...

Perfeito Perfeito Perfeito *-*


Te indiquei um selo no meu blog Gi



Bjo Flor



=)

Guh(GG) disse...

Gii, NOssaa foi a coisa mais linda que uma Garota que euu conheço jah escreveu, ah hora que eu terminei de ler fiquei de boca abertaaaa!

Gi apesar de nós sermos mto diferente, saiba que desde jah vc está e sempre estará guardada em meu coração.

lembre-se sempre de min! pois eu nuka mais esquecerei as sua palavras!!!

Gi disse...

Giovana,o texto está simplesmente lindo!!!! E isso é a mais pura verdade: os amigos quando cultivados
com muito amor e respeito, são como tesouros valiosissimos!!!!
Vc com certeza é um tesouro para muitos que convivem contigo, e para mim, sem dúvida!!!!
Te amo, maninha!!!!

About